BlogDicasEnrolador caseiro de capas para piscina

Enrolador caseiro de capa




O enrolador caseiro de capa para piscina tem uma utilidade importantíssima para sua comodidade de guardar sua capa rapidamente, feito totalmente de canos de PVC, tornando-se durável e resistente, evita dobras ou rugas de qualquer tipo de capa, desde lonas para proteções de piscinas à capa térmica.

Além da praticidade, pode-se adaptar facilmente a qualquer tipo e formato de piscina, com um custo baixíssimo que chega a ter uma diferença brutal de 12% do valor total em relação ao fabricado de aço inox e plástico.

A facilidade ao enrolar e desenrolar é muito superior se fosse fazer manualmente a dobra da capa, pode ser projetado a altura desejada, de tal forma que a medida que a água existente na capa, acaba caindo antes de enrolar, então procure fazer mais alta que o nível da água da piscina para ficar levemente inclinado.

O tubo e material de PVC são resistentes à água e às intempéries como: Cloro, UV e outros produtos de tratamento de piscinas.

Fácil de levar o enrolador a qualquer lugar que desejar, pois suas rodas no terminal pode ser deslocado por apenas uma pessoa.

Procure usar a marca Tigre de 50 mm, pois é mais resistente em relação às outras marcas, seria conveniente colocar um outro cano de uma medida inferior embutida no interior para dar maior resistência, ou mesmo um tubo de aço, pois a parte externa estará protegida pelo tubo de PVC.

No exemplo que foi colocado à amostra no vídeo e nas fotos a medida é de 2,5 metros, embora a piscina tem quatro metros de largura, a capa é de 5 metros de largura, pois é necessário sobrepor a área da largura, neste caso a capa foi dobrada antes de enrolar ficando com a medida de 2,5 metros.

Vejam as fotos para você construir em apenas algumas horas.

Vejam o projeto com detalhes explicativos sobre os encaixes e medidas:

Vejam este vídeo com todos os detalhes e funcionamento:

Para a capa não escorregar quando for enrolar, veja como fixar as extremidades com um elástico com gancho:

Segue abaixo a relação dos materiais usados no projeto enrolador de capas com um comprimento de 2,5m:

Descrição dos materiais Qtde. Preço Unit. Preço Total
Cano marrom  50 mm  4  m 10,00 40,00
Cano marrom 40mm       1 m 9,00 9,00
Cano marrom 3/4 1 m 2,60 2,60
Cotovelos 3/4 2 2,00 4,00
Eixo c/ barra de ferro que encaixa no interior das rodas 1    
Luva de 40 mm 1 9,00 9,00
Luva de 50mm 2 13,00 26,00
Luva de Redução de  de 50mm para 40mm 3 9,00 27,00
Luva de Redução de 40mm para  3/4 1 3,00 3,00
Rodas de carrinho de feira (par) 1 20,00 20,00
Tampão de 50 mm 2 2,60 5,20
Tê 50 mm 6 6,50 39,00
Total R$     184,80

Observações: O cano de 50 mm tem que ser de uma boa qualidade, pois se a espessura for fina poderá ficar mais flexível, enquanto que outros componentes, se quiser baratear os custos podem ser colocadas outras marcas de preços inferiores.

Dicas para a capa desenrolar mais rápido e fora da água:

Colocar cordas de nylon de varal na horizontal a cada dois metros e na vertical no meio, com alguns apoios para deixar o nível da água bem abaixo da capa, pois o ideal seria manter a capa sem entrar em contato com a água, para evitar desgastes, devido a presença de cloro ou produtos químicos.

Vejam que onde a água empoçar, colocar um dreno, fazendo furos com um ferro de solta (por exemplo) e colar com cola quente uma tela para não entrar sujeira na água, caso não colocar estes drenos, quando chover irá empoçar e esticar a capa até o nível da água, podendo deformá-la, além do mais a água parada poderá proliferar a dengue.

2 thoughts on “Enrolador caseiro de capa

    1. O enrolador é caseiro, então fomos nos mesmo que fizemos, qualquer pessoa pode fazer, só olhar o projeto, em relação à capa aqui em São Paulo a melhor loja que indico é a Cikala, tem todos os tipos de capas sob medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *