BlogPiscinas

Segurança na piscina




  • Usar luvas e óculos de proteção e um avental para proteger a roupa de manchas como cloro, qualquer manuseio de qualquer produto deve-se usar estas proteções citadas, caso contrário corre o risco grave para à saúde.
  • Nunca deixar flutuadores com banhistas na água, principalmente se tiver criança, pois poderá ocorrer de a criança abrir o flutuador e poderá confundir restos de tabletes como balas e ocorrer um acidente, além disto o flutuador libera em seu redor um excesso de cloro e pode prejudicar os banhistas.
  • Nunca misture produtos, não guarde produtos na casa das máquinas, coloque em um lugar fresco e com corrente de ar, longe das crianças e animais. As misturas de dois produtos às vezes podem provocar queimaduras ou explosões.
  • Sempre enxague o balde após o uso de qualquer produto, resíduos de outros produtos misturados podem provocar reações inesperadas.
  • Quando for abrir o balde de cloro, ou embalagem que contenha cloro, abra em um lugar arejado, ao desenroscar a tampa, saia imediatamente do lugar, após alguns minutos, volte, pois, o vapor de cloro já se diluiu no ar.
  • Nunca reaproveite embalagens de produtos químicos.
  • Não guarde produtos químicos na casa das máquinas, pois com o calor da bomba ou umidade podem degradar os produtos.
  • Verifique se suas instalações possuem fio terra, principalmente na bomba, fio terra de aquecedor elétrico não pode ser usado o mesmo da bomba.
  • Caso haja iluminação, ficar atento nas fiações e nos materiais que foram instalados, se são resistentes aos intemperes químicos da piscina, ao longo do tempo terão que ser trocados, caso contrário poderá ocorrer acidentes de choques na água.
  • Não deixe vazamentos nos canos do sistema hidráulico, repare assim que possível, principalmente no filtro, existem borrachas de vedações que devem ser substituídas periodicamente.
  • Caso tiver crianças que frequentam piscina, sempre esteja por perto, procure colocar cerca de proteção em volta da piscina.
  • Não confunda capa térmica com capa de proteção, cujas funções são diferentes, a capa térmica não tem proteção contra quedas de crianças e animais, caso instalar verificar qual a indicação de peso suportado.
  • Ralo de fundo – O ralo de fundo na piscina é um dos maiores perigos de afogamento na piscina.Quando há crianças o risco é maior, porque torna-se vulnerável ao mergulhar próximo ao ralo de fundo, os cabelos podem ser sugados e aprisionados, a criança ou mesmo adulto não terá força para tentar escapar e acaba afogando, mesmo que o proprietário tome o cuidado de não usar a bomba para circular a água durante o uso dos banhista, poderá acontecer de alguém ligar a bomba e deixar uma criança distraída mergulhando, muitas vezes não estando no local, não haverá tempo para desligar a bomba, então a melhor forma é prevenir, isto ocorre muito com piscinas mais antigas, hoje em dia pelas normas da ABNT, nenhuma empresa construtora de piscina pode usar estes ralos antigos.Quando a piscina é antiga será necessário adapta-se, hoje em dia existem tampas anti sucção em dreno com vária medidas para canos de 50 mm, não havendo necessidades de quebrar e retirar a água, apenas retirar a tampa mais antiga e colocar a nova, sua aba é maior e os furos onde a água é sugada são em várias partes nas laterais e pequenos, desta maneira não tem pressão suficiente para sucção.Atenção: Não é só no ralo de fundo que terá que ser trocado, mas também já aconteceram casos de acidentes também nas entradas nas laterais de aspiração, por isso logo após a aspiração, nunca deixa a tampa da aspiração aberta, também manter o registro de aspiração lateral fechado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *