Análise PH x AlcalinidadeBlogTratam.QuímicosTratamentos

Análise PH x Alcalinidade

ade


O que é PH?
PH significa “potencial hidrogeniônico”.
Sua escala varia de 0 a 14, onde zero é mais ácido e quatorze é mais básico.
A faixa de 7 é neutra, no entanto o valor ideal para água da piscina seria: 7.2 a 7.8 e sua escala inicia em 6.8 até 8.2, então entenda de uma vez por todas que se sua água da piscina está na faixa 6.8, representada pela cor amarela, quer dizer que a água está ácida e que poderá provocar ardências nos olhos e cabelos ressecados, além de corroer o sistema em que a água passa pelo encanamento, bomba, filtro, aquecedor elétrico e todo o conjunto, reduzindo a vida útil dos equipamentos.
Se estiver na faixa superior à 7.8, indicará que a sua coloração do medidor de PH uma cor rosada forte quase roxa, isso quer dizer que a água está básica, sua piscina poderá apresentar espumas e pode apresentar um aspecto opaco, por isso ao usar o redutor de PH tomem os devidos cuidados, pois o produto é ácido, use luvas, óculos protetor e não tenha contato com o produto.
Exemplo de acidez: O seu estômago pode varia o PH entre 1,5 e 2, o PH é a escala que determina a acidez e vai de zero a 14, em que zero é o mais ácido e 14 o mais alcalino.

O que é Alcalinidade?
Alcalinidade é uma substância que apresenta a capacidade ionizar-se em meio aquoso, produzindo íons de hidrogênio que é denominada ácido, portanto quanto maior for a concentração básica que apresenta, maior será a alcalinidade, ou seja a medida total das substâncias presentes na água é capaz de neutralizar o ácido.
Já aconteceu de você ter que medir o pH da piscina e ver que o nível estava ácido e no outro dia misteriosamente o nível estar elevado? Isso acontece porque muito provavelmente a alcalinidade está desajustada.

E qual a relação PH com alcalinidade?
Vocês devem terem se deparados que quando aumentamos a alcalinidade, automaticamente irá aumentar o PH.
Conclusão: Para controlar o PH e alcalinidade, o ideal é começar a controlar a alcalinidade, isso deverá ajustar o PH de imediato.
Já aconteceu quando deixamos uma piscina por algum tempo só com tabletes e por algumas semanas sem medir e neste intervalo a chuva foi intensa, com certeza o PH estará baixo e alcalinidade também, porque ocorre isto? Porque provavelmente a chuva que caiu exageradamente na piscina estava ácida, então a tendência é da água ficar ácida, a melhor maneira de se tratar a piscina nestes casos é corrigir a alcalinidade, colocando bicabornato de sódio, logo após irá verificar que além de acertar a alcalinidade para os níveis aceitáveis, também o PH estará em níveis ideais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *