Uma dica importante, o aquecedor solar pode ser uma maneira econômica e ecologicamente correto.
Vantagens: Custos baixos, pois os materiais usados são de longa duração, gasto inicial baixo, depois a manutenção é muito rara.
Desvantagens: Dependendo da piscina você precisará vários módulos de um aquecedor solar, em média para uma piscina de 50 mil litros precisaremos de 10 módulos, cada módulo tem em média 70 garrafas, ou seja você vai precisar 700 garrafas pet e 700 caixas de leite tipo Tetra Pak, demora muito para ajuntá-los.
O tamanho do aquecedor é baseada em diversos fatores, incluindo: O tamanho e forma da piscina; sombreamento na piscina, ou seja, árvores; edifícios; muros; localização geográfica; temporada de natação e piscina temperatura desejada; condições de vento e a energia solar, a direção do telhado (sul, leste, oeste ou apartamento). O tamanho do aquecedor irá determinar a temperatura, a estação de natação e duração de tempo para aquecer a piscina. É muito importante que o tamanho esteja adequadamente ajustado para aquecedor adquirir uma boa performance. Caso você estiver interessado em construir um aquecedor solar de garrafas pet para sua piscina, leia este pdf que irá ensinar passo a passo como fazê-lo: Manual_Aquecedor_Solar_Garrafas_Pet, o planeta terra agradece.
No início você pode ir construindo os módulos e já pode ir usando, como no exemplo abaixo está sendo aproveitado para tomar banhos de água quente após a saída do banhista da piscina, veja um exemplo:
Vejam neste vídeo um exemplo de aquecedor solar misto com garrafas pet e canos de conduite, controlado por timer, a cada 20 minutos é liberado 3 minutos de água quente: