Ácido CianúricoTratam.QuímicosTratamentos

Ácido Cianúrico




São Substâncias geradas na água pelo uso de tabletes com cloros estabilizados orgânicos, que diminuem a evaporação do cloro pelo sol, quando adicionado em piscinas, tem a função de um filtro solar contra os raios ultravioletas provenientes do Sol a fim de reduzir sua degradação, a medida que vai sendo usada torna-se acumulativa e não sai da água.

Qual o motivo da presença do ácido cianúrico?

O uso constante de tabletes de cloros estabilizados, principalmente quando é uma piscina de veraneio e é tratada com tabletes, devido à ausência de piscineiros para efetuar a limpeza e manter as filtragens automáticas através de timers.

Em excesso o que poderá acontecer?

Em excesso, bloqueia a ação do cloro diminuindo a possibilidade de tratamento do cloro granulado, que não contém o ácido, por consequência não desinfeta a água da piscina, correndo o risco da água ficar verde, contaminada por algas e bactérias.

Qual a ação a ser tomada?

Neste caso, a água da piscina tem que ser trocada, mas não se preocupe, pois se você periodicamente faz um tratamento, pelo menos uma vez por mês e faz a medida do ácido cianúrico, raramente haverá problemas de excesso do ácido na água da piscina, caso tiver excesso, não há o que fazer, tem que trocar a água, mas não necessariamente todo o volume, o que se pode fazer é retirar uma parte da água e completa-la e medir novamente o ácido úrico, geralmente retirando 30 por cento da água e repondo resolve o problema.

Como medir o ácido cianúrico?

Avaliar mensalmente o ácido cianúrico, não pode estar acima de 50 ppm, pode ser feito o teste através de tiras de testes, caso ultrapassar a medida estipulada irá prejudicar a eficiência da ação de purificação do cloro livre.

Depois de ter circulado por meia hora e deixar descansar a água por meia hora, mergulhar a fita na piscina por meio metro em qualquer ponto da piscina, aguardar por uns 3 segundos e não chacoalhar a fita, pois a água precisa reagir para dar um melhor resultado.

Quando não se usa tabletes poderá haver ácidos cianúricos?

Os cloros granulados não contém ácido cianúrico o que evita a estabilização de cloro e desperdício de água, porém o cloro pode-se evaporar rapidamente em estações quentes com a piscina exposta ao sol e muitas pessoas usando a piscina, ocorrem geralmente no alto verão, o que recomendamos é colocar o cloro granulado ao entardecer e colocar tabletes a noite até o período da manhã, antes do uso, retirar os tabletes e deixar circular pelo menos meia hora.

 

 

 

 

 

 

Observações:

Piscina aquecida ou coberta não é aconselhável usar tabletes, porque o ácido cianúrico vai ficar desajustado, se for piscina de alvenaria, irão corroer os rejuntes, o ideal seria usar cloro granulado ou multi ação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *