Águas verdesTipos de águasTratam.QuímicosTratamentos

Águas verdes




Águas verdes é o pior caso para tratar, porque se não seguir a risca todos os passos abaixo  voltará a ficar verde e você vai jogar dinheiro pelo ralo, mesmo se após a correção você não fazer o tratamento diário e quinzenal ela persiste em voltar, então siga corretamente todos os passos:

Observações:  

1 – A referência é para uma piscina de 50 mil litros.

2 – Antes de iniciar o tratamento este caso é para quando a água está verde e contaminadas por algas e as medições estão abaixo do recomendado PH 6.8 e alcalinidade 70 ppm, se estiver acima destas medições colocar menos produtos descritos abaixo no procedimento. Para cada ppm colocar 17 gramas de bicabornato de sódio para cada mil litros, por exemplo se ao medirmos pelo método de gotas pelo estojo da HTH (o mais recomendado), ao colocarmos os 25 ml de água no recipiente, em seguida colocar gota a gota da solução AT pingado no frasco com a água até a água passar de azul para vermelha ou inicio de vermelha, a faixa da alcalinidade seria de 80 ppm até 120 ppm, então se a cor mudar na sétima gota, isto significa que faltou 3 gota para o ideal, neste caso cada gota equivale a 17gr x (a cada mil litros) de bicabornato de sódio. Em caso de dúvida assista o vídeo clique neste link: Medir a alcalinidade PH e cloro da água da piscina – YouTube 

Procedimento completo:

1  –  Iniciar de manhã, porque o processo é longo
2  – Colocar 2,550 kg  de bicarbonato de sódio para aumentar a alcalinidade (exemplo de cálculo para piscina de 50 mil litros: 17 gramas por mil litros –> 17 x 50 = 850 gramas), caso quisermos deixar com 100 ppm, que é o intervalo médio entre 80 e 120, então: 850 x 3 = 2550 gramas ou 2,550 kg, (aumentando mais 30 ppm para ficar com 100 ppm),  filtrar por 3 horas.
3  – Medir novamente o pH, pois após a correção da alcalinidade o pH se estiver baixo também sobe (nuca corrija o pH primeiro, sempre corrija a alcalinidade primeiro e o pH em segundo). Para corrigir o pH use o pH + ou pH -, seguindo as instruções da embalagem.
4  – Colocar 700 gr de cloro granulado (exemplo piscina de 50 mil litros a cada mil litros 17 gramas de cloro puro: 14 x 50 = 700 gr) recircular por meia hora e filtrar por 2 horas.
5  – Escovar as paredes e fundos.
6  – Colocar 10 ml para cada mil litro de água de algicida choque – Filtrar por 4 horas.
7  – Desligar a bomba e esperar decantar por 12 horas.
8  – Aspirar drenando toda a piscina.
9  –  Fazer a retrolavagem por 2 minutos
10 – Colocar meio litro de clarificante e filtrar por 4 horas.
11 – Colocar 600 gramas de cloro e recircular por uma hora e filtrar por 2 horas, nestas duas horas repor a água que foi drenada, colocando a mangueira da água da Sabesp bem na saída do retorno.

Sempre usar o timer para melhorar a eficiência do tratamento, verificar como usá-lo no item: Tratamento diário.
Este procedimento também é válido para piscina que foi abandonada e a água está verde.

Observações:

A água poderá ficar verde em 90% logo após a chuva e 10% dos casos são as reações químicas entre alguns metais com cloro ou um produto de pH elevado, neste caso fica esverdeada mas não por influência de algas, veja o tratamento adequado em casos de reações químicas: http://www.tratapiscina.com.br/blog/peroxido-de-hidrogenio/