Ícone do site www.tratapiscina.com.br

A polêmica de tratamentos com os ionizadores, ozonizador, pool clean e outros, precisa de adicionar cloro?




Em primeiro lugar precisamos saber a função de cada um:

Ionizador é um equipamento que libera íons de cobre e prata que matam as algas, bactérias e vírus, funciona como um reagente químico elétrico que é instalado nas tubulações da circulação de água para a piscina.

Ozonizador é um equipamento que realiza o tratamento com gás ozônio O³ (oxigênio trivalente altamente oxidante) que é produzido automaticamente e diluído na água.

Pool Clean tem a função de exterminar os micro-organismos, vírus, bactérias e fungos protozoários através da luz ultravioleta C, seria uma lâmpada que emite luz ultravioleta na passagem das tubulações e de retorno da água para a piscina.

Polêmica:

Todos prometem que seus equipamentos são eficientes e que não é necessário mais usar cloro.

O vilão cloro:

O cloro acaba sendo o vilão, porque muitos justificam que o cloro faz mal à saúde e muitas pessoas tem alergias, colocando em jogo o uso do mais eficiente produto para acabar realmente com todos os micróbios.

Alguns até comentam que há necessidade de colocar-se cloro semanalmente para tornar-se eficiente o tratamento de piscina, mesmo usando estes equipamentos comentados.

Comenta-se muito sobre a alergia de cloro em de piscinas, mas na realidade se o cloro não for tratado corretamente, poderá dar tais alergias, a sequencia correta da colocação do cloro seria: Primeiro a alcalinidade, dureza cálcica, PH e a presença de ácido cianúrico e por último o cloro, não deixar nunca em excesso.

Outro detalhe usar carbonatos e também o cloro orgânico, com estas atitudes para quem tem as alergias diminuem.

O uso de barrilha e sulfato também podem trazer alergias, confundindo com a alergia do cloro, o correto seria usar o bicarbonato de sódio, cloreto de cálcio e floculantes.

Todos os produtos tem suas recomendações ao colocá-los na água, não usar logo após a aplicação, sempre verifique as instruções nos rótulos dos produtos para seguir rigorosamente quando o banhista poderá entrar na piscina.

Conclusão:

O correto seria usar um destes tratamentos citados ( Ionizador, ozonizador ou Pool Clean), que poderá diminuir a frequência na colocação do cloro, porém nuca deixe de usar o cloro, pois no Brasil a exigência do uso de cloro em piscinas é bem clara conforme normas técnicas da legislação em vigilância sanitária, porém existem meios de diminuir o uso do cloro, tornando-se a água saudável e longe das alergias do próprio cloro e outros produtos químicos, a nível de ppm pode-se deixar o mínimo: De 3ppm para 0,3, usando ionizadores que matam vírus bactérias e algas.

Observações:

Controlar e manter o pH e o nível mínimo de cloro conforme determina a Vigilância Sanitária para piscinas Coletivas.
Um nível mínimo de Cloro é obrigatório a todos os tipos de tratamento alternativo em piscinas coletivas. Com o Pure Water PRO o nível de cloro é 5 vezes menor do que a quantidade de cloro normalmente utilizada em piscinas tratadas exclusivamente com cloro e não causa; cheiro na pele, cabelos secos, olhos irritados, pele seca, roupas desbotadas, etc. Todos os profissionais da natação e usuários de piscinas sabem a grande diferença que isso faz. Piscinas tratadas com Ozonizadores e Ionizador são comprovadamente mais saudáveis aos usuários do que as tratadas exclusivamente com 2 a 3 PPM de cloro.

 




Sair da versão mobile