BlogPiscinas

Mito ou Verdade




Cheiro de cloro é excesso de cloro? Mito  

Odores desagradáveis e um cheiro forte de cloro podem indicar teor de cloro insuficiente para a purificação da água, geralmente ocorre quando foi feita uma supercloração ou mesmo quando foi colocado cloro em excesso, neste caso os banhistas não podem usar, existem produtos específicos para baixar o excesso do cloro, como o diminuidor de cloro, veja aqui neste link, ou aguardar até o outro dia para o uso, mesmo assim medir e nunca usar quando estiver acima de 4.0 ppm (partes por milhão), clique aqui para ver

Cabelo verde é divido ao cloro? Mito  

O excesso de cloro não deixa os cabelos verdes, o causador é a presença de cobre, para corrigir usar produtos livres de cobre que contaminam a água.

Cloro estabilizado é melhor que o cloro granulado? Mito  

São dois produtos diferentes, o cloro estabilizado tem a função de proteger contra os raios solares que evaporam a água, enquanto que o granulado tem a função de desinfetar mesmo, portanto é mais eficiente, porém mais volúvel a exposição do sol.

Detector de presença de urina na água Mito  

Não existe produto para detectar a presença da urina, pode o correr um cheiro forte de cloro devido a algumas reações, o que geralmente ocorre é uma reação da urina com o cloro gera tricloroamina ou tricloramina, que quando em baixa quantidade irrita a pele os olhos e gargantas. Seria conveniente em casos de crianças usarem fraldas descartáveis bem justas para não contaminar a água.

A piscina consome muita água? Mito  

Se bem tratada e com um esquema de aproveitamento de retorno da água suja decantada (exemplo clique aqui), não haverá desperdício, também quando não está sendo usado usar uma capa protetora para o sol não evaporar a água, só com estas duas citações pode-se dizer que haverá um gasto mínimo de água, talvez menor que o consumo humano durante um mês.

A piscina da trabalho para tratá-la? Mito  

Muito pelo contrário dá pouco trabalho e podem-se automatizar muitas etapas, hoje em dia existem produtos que podem ser usados na ausência de banhista, principalmente se for uma casa de veraneio, porque a bomba funciona automaticamente através de timer, flutuadores podem ser colocados até um mês sem adição de nenhum outro produto, porém a capa pode ser essencial para ajudar na contenção de poeiras e folhas de árvores aos arredores, o ideal seria cortar em um formato de círculo em volta da capa para o cloro não corroer o plástico, como mostra na foto.

A piscina dá muita despesa? Mito  

Depende do ponto de vista, em geral a despesa não é tão grande assim, ao longo do tempo poderá haver despesas extras, pois dependendo do tipo de piscina sua vida útil para troca de material e reparo dura em torno de 15 anos, nestes primeiros anos a despesa não é tão grande assim como as pessoas pensam, veja um exemplo de custo mensal clique aqui para ver.

Nadar com estômago cheio faz mal?  Verdade 

Não é mito, pois a digestão exige um processo de concentração dos músculos, podendo dar câimbras e indigestão, em alguns casos até poderá haver afogamento.

A água da chuva influencia no tratamento da piscina? Verdade 

Sim a chuva influencia e muito na água da piscina, geralmente ela fica com a alcalinidade baixa e tem que ser tratada imediatamente quando para a chuva, porque corre o risco de a água ficar verde, daí vai-se perder muito tempo para tratá-la.

O sol em excesso pode acabar com o cloro? Verdade 

No alto verão, com sol o dia todo, o cloro poderá ser evaporado totalmente, deixando em risco a água da piscina, geralmente tem-se que colocar dia sim e dia não, mas sempre após o sol se por.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *